quinta-feira, 8 de setembro de 2016

NOTICIAS DO BENFICA

08.SET.2016 - 17,00 HORAS



FUTEBOL



Rafa deve integrar convocatória para Arouca


Apesar de apenas ontem ter realizado o primeiro treino com os novos companheiros, uma vez que esteve ao serviço da Seleção Nacional, Rafa, contratado pelo Benfica ao SC Braga no último dia do mercado de transferências, deverá integrar já a convocatória para o jogo com o Arouca, agendado para esta sexta-feira.

Com Raúl Jiménez, Jonas e Luka Jovic de fora, todos por lesão, Rafa pode até ser já lançado na equipa contra os arouquenses, na posição de segundo avançado, posição que também desempenha, apesar de se ter notabilizado a jogar nas alas.


>>>>>>>>>O<<<<<<<<<


Mitroglou aumenta dores de cabeça de Rui Vitória


Mais uma dor de cabeça para Rui Vitória. Depois das ausências certas de Raúl Jiménez, Jonas e até de Luka Jovic, Mitroglou está também em dúvida para o jogo desta sexta-feira com o Arouca. A BOLA noticia que o avançado grego regressou da seleção com queixas físicas.


>>>>>>>>>O<<<<<<<<<


ENTREVISTA DE LUÍS F. VIEIRA: TUDO O QUE FOI DITO


Presidente dos encarnados marcou presença na TVI

Relação com outros clubes. "Tenho respeito por quem trabalhou comigo, mas virei a página. O presidente do Sporting e do FC Porto foram eleitos pelos adeptos deles. Concorde ou não, não tenho nada que dizer. O presidente do FC Porto quando foi preciso resolver o problema da Liga sentei-me com ele frente a frente. Não tenho problema nenhum em cumprimentá-lo. Não tenho nada contra ele, nem contra ninguém, mas quero que respeitem o Benfica. Mas dentro do campo quero ganhar. Não vou esquecer determinadas frases e transformar numa paródia."

O que mudou em 15 anos. "Não quero dizer o que foi feito, mas nós investimos uma fortuna no Museu para dizer a todos que o Benfica tem memória. Pela primeira vez na história do Benfica tratou-se do passado. Quando Vilarinho chegou, o Benfica não existia. Quando se entrava no Estádio ficava impressionado. Chovia lá dentro. Quando vi o Museu arrepiei-me. Taças desapareceram, estavam a ser vendidas na internet. Deixámos o Benfica num estado que não pode voltar a repetir-se"

Plano B para Rui Vitória. "Benfica tem estrutura profissional. Rui Vitória faz parte. Tem contrato de três anos e vai cá ficar muitos e bons anos. Mas se um dia sair, passado 24 horas apresentamos um novo. Estão identificados. Se calhar ainda nem começou. Mas estamos tão felizes e o Rui está tão apaixonado por aquela casa que nem pensamos nisso."

Dívida. "Vamos ter capacidade de continuar competitivos, baixar folha salarial e reduzir a dívida para 200 milhões de euros."

Modalidades. "Benfica é competitivo em tudo sem nunca abdicar de tudo o que já se fez para trás. Nas modalidades mantemos o mesmo orçamento de há quatro anos. Também nas modalidades há uma estratégia e um trabalho de base. Ano a ano são bem visíveis. Os nossos principais concorrentes têm o triplo do nosso orçamento em determinadas modalidades. Mas não nos vamos desviar do nosso caminho."

Próxima época e mercado. "Já estamos a trabalhar para a próxima época. Sentimo-nos confortáveis com o que pensamos que poderá surgir de movimentações, tanto em dezembro como no verão. Não estou muito preocupado com isso. A tal inversão vai suceder. Não posso falar de quem pode sair, mas sei que os vai substituir."

NOS. "Estamos felizes com o contrato que temos mas se tivermos de percorrer o caminho da clarificação de algumas das coisas combinadas vamos percorrê-lo".

Proença e centralização dos direitos televisivos. "Apoiávamos Luís Duque. Foi a primeira vez que houve unanimidade à volta de um candidato e pela primeira vez foi escolhido alguém que ninguém sabia. Depois de Proença ser eleito nós não fazemos mais nada do que apoiar. Estes contratos chorudos foram obra de alguém que um dia se lembrou se estariam interessados nos direitos do Benfica fez com que aqueles que ofereciam o patrocínio das camisolas por dois milhões de euros tenham ficado ricos. Benfica não se opõe à centralização mas não pode ficar prejudicado. Precisamos de todos para competir. Temos contrato 10 anos, outros de 12."

Garay e guerra com Real Madrid. "Ninguém entendeu essa queixa. Garay nunca quis renovar. Ele avisou-nos que se não o vendessemos antes do Mundial em janeiro assinava livre e não ganhávamos nada. Bayern não oferecia nada, isso é conversa. Há algum clube que pague 15 milhões por um jogador que fica livre daí a um ano. Este caso é limpo como a neve. Garay queria regressar ao Benfica agora, falámos muitas vezes. Por esse dinheiro também o queríamos, mas eles pediam 20 ou 25. Porque tinha três anos de contrato."

Queixas sobre arbitragem recentes. "Benfica tem valorizado a arbitragem. Sabemos que lhes damos condições para fazer um trabalho sério. Nos últimos três anos falei duas vezes da arbitragem. Curiosamente... sobre o mesmo árbitro. E foi isso que questionei em privado. Não ligo aos elogios dos outros. É o mesmo em relação ao Vítor Pereira. Nos 10 anos em que ele esteve no Conselho nós ganhámos quatro campeonatos e o FC Porto os outros. Só passou a ser mau quando o Benfica começou a ganhar."

Segredo do título. "Grande segredo foi a equipa puxar pelos adeptos. Fiquei triste com a maneira como depois de ganharmos em Alvalade criticaram a equipa do Benfica. Um ano antes tinha estado em Alvalade, fizemos um remate, levámos um banho de futebol e marcámos no único remate que alguém disse que foi uma jogada estudada."

Estrutura. "Não há ninguém que ganhe sozinho. Quando Jesus saiu toda a gente achou que o Benfica tinha acabado e isso não aconteceu."

Liga dos Campeões. "A partir dos oitavos-de-final e quartos-de-final tudo pode acontecer. Com o Bayern achavam que íamos ser goleados. O único que teve bom senso de ter humildade foi o Guardiola, que nunca teve esse excesso de confiança"

Rúben Amorim. "Vai ser emprestado para fora. Ele foi pai recentemente e sei os motivos que ele tem para ir para o estrangeiro. Posso garantir que não vamos cobrar nada. Vamos respeitá-lo. Ele é que quis sair."

Markovic. "É profissional e não me surpreendeu. No futebol nada me surpreende. Todos nós temos um carinho especial por um ou outro atleta, mas temos de perceber que ele são profissionais, pais, têm família e filhos. A carreira é limitada. Há poucos jogadores estrangeiros que só joguem num clube de um país. Markovic só cá esteve um ano. Não têm identidade nenhuma de Benfica. Foi feliz com Jesus, quis voltar e ninguém pode levar a mal. Têm de ganhar dinheiro. Renato é benfiquista louco, mas como é que Renato pode ficar no Benfica com aquela proposta?"

Talisca. "Poderia ter saído, mas não o conseguimos inscrever em Inglaterra. Ele queria ir-se embora e ganhar mais dinheiro. É legítimo."

Renato. "Já sou criticado por tê-lo vendido por 35 milhões, com dinheiro à vista. Não há nenhum jogador que possa valer isto."

Gaitán. "Gaitán queria experimentar outros mercados e no ano passado rejeitou uma proposta milionário para um mercado emergente. Ele queria jogar em Inglaterra e Espanha e fizemos-lhe a vontade, ganhando muito menos."

Rafa. "Quando ele diz que só quer o Benfica não o podíamos deixar escapar. Se custasse 20 comprávamos na mesma."

Cancelo e Bernardo. "Impossível resgatá-los. Cancelo vai ser top mundial. Bernardo basta olhar para o jogo da seleção que ele fez."

Taraabt. "Taraabt é culpa minha e do Rui Costa. Mas é bom jogador. Quem não decide é que sabe tudo na vida. Eu não percebo nada de futebol, mas tenho um gajo ao meu lado que percebe muito, que é o Rui Costa. Vimos e revimos jogos dele. Mas há coisas que lhe falham. Chegou com seis quilos a mais mas hoje está dentro do peso. Depois da entrevista que deu, não vestirá a camisola do Benfica de certeza. Mas vamos ter a habilidade suficiente para o emprestar."

Números '8' suficientes? "Achamos que os '8' que temos chegam para o nosso plantel. O treinador que tenho é humilde e sabe conversar. Temos André Horta, que é da formação, benfiquista cem por cento. É titular neste momento. O outro é o Danilo, que faz de '8'."

Plano desportivo e financeiro. "Quem está atento ao Benfica sabe que o plano financeiro está em marcha. Sou do tempo em que quando quisemos lançar os primeiros jogadores a comunicação social foi toda acusar-nos que com meninos não se ganhava campeonatos."

André Gomes, Cancelo, Bernardo. "Há um período de tempo no Benfica em que nada podia ser planeado, mas hoje há um treinador com o qual posso planear a três ou quatro anos. Acabámos por fazer um ótimo negócio. Se juntarmos isso aos 60 milhões do Renato (que são 60 e não 35, por 25 são fáceis de fazer). Anda na moda discutir quem é que vende mais ou menos."

Carrillo. "Aparece por numa transação que íamos fazer propunham-nos o Carrillo como empréstimo, essa foi a exceção. Todos os outros são muito jogos. Zivkovic chegou, não vai à Champions, mas esquecem-se que esteve parado seis meses e só fez um jogo connosco. Mas no próximo ano vai ser uma muito mais-valia desportiva para nós. Tenho a certeza. Não vamos andar nunca sufocados à procura de jogadores."

Falta de jogadores novos da formação. "Em qualquer das posições excepto no ponta-de-lança e na posição 8, temos pelo menos dois jovens da formação para cada lugar. A equipa B do Benfica tem uma média de idades de 19.3. É a mais jovem do futebol profissional. Há pelo menos 11 jogadores que são seniores de primeiro ano. Há ainda três juniores, dois deles de primeiro ano: o João Filipe e o José Gomes."

Esclarecimentos sobre Luisão. "Tenho relação com Luisão como não tenho com outro. É um amigo meu. Muitas vezes o convenci a não sair. O que há é um homem com 35 anos que quer prolongar a sua carreira. Se um dia aparecer algo será ao encontro à vontade do Luisão e nunca contra. Nunca iria fazer. Luisão está forte e é feliz. É o capitão jogue ou não jogue. Nunca o Benfica quis correr com Luisão. Ainda ontem falei com ele e ele disse que está feliz e forte. A comunicação social é que diz que ele acabou, mas ele vai provar a toda a gente que não. Se o Luisão quiser vir cá ser entrevistado, pode vir... "

- Vieira responde agora a questões de três benfiquistas: Diamantino Miranda, Pedro Ribeiro e Domingos Amaral.

Estrutura de topo. "Benfica é uma família. Não há outra maneira e seria difícil estar tanto tempo no Benfica não sendo assim. Os jogadores sabem o compromisso que tenho com o clube. Benfica tem uma estrutura que está a nível do top top mundial e é reconhecida por grandes clubes como é o caso do Bayern. Não há um passo que dê sem ser o Benfica a dar primeiro. Depois é fácil copiar. Benfica é o clube da lusofonia".

Jornais e programas. "Não leio jornais, não vejo programas. Para quem pensa no Benfica como eu penso não pode estar a ser influenciado. Tenho uma estrutura muito competente e isso é o que conta. Sporting e FC Porto não me preocupam nada."

Eleições. "Maior gozo que vou ter é provar que se consegue fazer um Benfica 'made in Benfica'. Neste momento temos 56 miúdos a residir, temos toda a gente dentro do Seixal e queremos aumentar a capacidade. Aqueles que me conhecem sabem que a minha menina dos olhos será o Seixal. Projeto principal. Já estamos na China, vamos ter uma parceria com um parceiro forte. Na rede digital queremos estar mais próximos também".

Jiménez caro? "Preferimos arriscar, porque se o Benfica foi campeão também se deve aos golos dele. Estou convencido que ele vai justificar o investimento e será um dos avançados mais temíveis da Europa. Acho que ele vai ser a venda mais cara da história do futebol português de sempre. É o meu 'feeling'."

Rafa. "O que se passou com o Rafa é absurdo. Sporting, FC Porto e Benfica estiveram interessados e quem decidiu foi ele. Já aconteceu ao contrário e eu perdi jogadores para o FC Porto. Admiro o caráter dele e a força com que quis o Benfica. Se calhar o Benfica não foi aquele que lhe ofereceu mais dinheiro, mas em termos desportivos joga em três posições, é jovem é português e tem tudo para se afirmar."

Jorge Mendes. "Hoje é um parceiro nosso. Não temos problema nenhum. A relação que tenho com ele é completamente aberta. Nós dizemos o que queremos cobrar e ele cobra uma percentagem que pode chegar a 10 por cento. Temos mentalidade empresarial e não temos problema algum em dizer o que se passar. No Benfica queremos verdade. Temos havido muita demagogia nas últimas semanas."

Luisão. "É o meu companheiro de percurso. Benfica conta com Luisão, ele está forte e feliz no Benfica. Ele acaba contrato, mas quem me conhece sabe que haverá um momento certo para falar com ele. Jorge Jesus sobre o assunto nem conta para mim. Recordamo-nos bem a relação que o Jesus tinha com os jogadores. O empresário do Luisão há pouco tempo queria levá-lo para o Cruzeiro."

Equilíbrio. "Sabemos onde é que falta crescer mais e por isso fomos ao mercado. Sabemos que alguns jogadores poderão sair, mas temos a certeza que com o que temos teremos sempre um plantel bastante sólido."

Jorge Jesus. "Jesus é uma página do passado do Benfica. Foi um homem que trabalhou comigo durante seis anos. Não tenho nada a apontar-lhe, tirando o dia em que saiu por opção dele. É um excelente profissional, bom treinador, mas hoje o meu treinador chama-se Rui Vitória e o campeão é ele. Já não me interessa falar dele, é passado, está na história. Ganhou três títulos, também perdeu outros quando achavam que era impossível perder. Ninguém o queria quando alguém o agarrou. Ninguém lhe tira os méritos, mas para o projeto que o Benfica tem... toda a gente que conhece o Jorge sabe que a maneira que ele tem de trabalhar não serve os interesses do Benfica."

Seixal. "Em 10 anos vejam o que já produzimos de jogadores. Vamos ter 100 por cento de jogadores feitos no Seixal. Com planeamento a longo prazo não tenho dúvidas que vamos lá chegar. Uma grande parte das seleções jovens são formados no Benfica. Não há hipótese de comparar o Benfica atual com o de há 15 anos."

Afirmação na Europa. "Queríamos três títulos, uma final europeia e 50 títulos nas modalidades. Alcançámos. Temos de continuar a sonhar com uma final europeia. No ano passado fizemos tremer o Bayern Munique. Eles tremeram connosco. Cada vez mais temos de pensar assim. Internamente queremos sempre ganhar e na Europa temos de lá estar. Há um dia que o sucesso vai chegar."

Objetivo é fazer história. "Grande objetivo é grande afirmação na Europa e o tetra. O Benfica tem de fazer história. Nunca fez um tetra e tem essa possibilidade. Temos de estar juntos. Isto não é como começa, é como acaba. Sabemos como foi no ano passado, em que passámos para a frente na altura certa. Essa identidade faz com que cada vez mais seja natural o Benfica ganhar. Estamos mais fortes do que há um ano."

Mudança de paradigma com novo treinador. "Rui Vitória é um grande treinador e um grande gestor, identificado com o Benfica e com todo o projeto, desde os iniciados, aos juvenis, ele conhece todos os jogadores do Benfica. Temos cerca de 250 atletas diariamente no Seixal. Neste momento posso garantir que temos bons jogadores para todas as posições."

Mercado: "Benfica está mais forte. Preparámos a época desde princípios de novembro, principalmente nas posições que entendíamos importante. Fomos à procura de jogadores que entendíamos possíveis e queríamos, pela sua juventude. Benfica está mais novo e cada ano que passa vai ficar mais novo. Benfica vai manter uma estrutura de muita experiência, mas abrir o leque a mais juventude. O investimento que fizemos este ano vai fazer com que nos próximos três ou quatro anos pouco ou nada tenhamos de investir. Só num caso especial iremos ao mercado. Dentro do Seixal estamos bem em todas as posições."

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, será entrevistado esta quarta-feira na TVI. O início da nova temporada, a loucura do mercado, os segredos do negócio de Rafa, a relação com Jesus um ano depois e as expetativas em relação a Rui Vitória são alguns dos temas da conversa, que será conduzida por José Alberto Carvalho.

Acompanhe aqui tudo o que for dito pelo presidente das águias.
ENTREVISTA DE LUÍS FILIPE VIEIRA: TUDO O QUE FOI DITO
Presidente dos encarnados marcou presença na TVI
Entrevista de Luís Filipe Vieira: tudo o que foi dito
Foto: Pedro Simões
Terminou a entrevista a Luís Filipe Vieira na TVI e TVI 24. Veja tudo o que foi dito!

Relação com outros clubes. "Tenho respeito por quem trabalhou comigo, mas virei a página. O presidente do Sporting e do FC Porto foram eleitos pelos adeptos deles. Concorde ou não, não tenho nada que dizer. O presidente do FC Porto quando foi preciso resolver o problema da Liga sentei-me com ele frente a frente. Não tenho problema nenhum em cumprimentá-lo. Não tenho nada contra ele, nem contra ninguém, mas quero que respeitem o Benfica. Mas dentro do campo quero ganhar. Não vou esquecer determinadas frases e transformar numa paródia."

O que mudou em 15 anos. "Não quero dizer o que foi feito, mas nós investimos uma fortuna no Museu para dizer a todos que o Benfica tem memória. Pela primeira vez na história do Benfica tratou-se do passado. Quando Vilarinho chegou, o Benfica não existia. Quando se entrava no Estádio ficava impressionado. Chovia lá dentro. Quando vi o Museu arrepiei-me. Taças desapareceram, estavam a ser vendidas na internet. Deixámos o Benfica num estado que não pode voltar a repetir-se"

Plano B para Rui Vitória. "Benfica tem estrutura profissional. Rui Vitória faz parte. Tem contrato de três anos e vai cá ficar muitos e bons anos. Mas se um dia sair, passado 24 horas apresentamos um novo. Estão identificados. Se calhar ainda nem começou. Mas estamos tão felizes e o Rui está tão apaixonado por aquela casa que nem pensamos nisso."

Dívida. "Vamos ter capacidade de continuar competitivos, baixar folha salarial e reduzir a dívida para 200 milhões de euros."

Modalidades. "Benfica é competitivo em tudo sem nunca abdicar de tudo o que já se fez para trás. Nas modalidades mantemos o mesmo orçamento de há quatro anos. Também nas modalidades há uma estratégia e um trabalho de base. Ano a ano são bem visíveis. Os nossos principais concorrentes têm o triplo do nosso orçamento em determinadas modalidades. Mas não nos vamos desviar do nosso caminho."

Próxima época e mercado. "Já estamos a trabalhar para a próxima época. Sentimo-nos confortáveis com o que pensamos que poderá surgir de movimentações, tanto em dezembro como no verão. Não estou muito preocupado com isso. A tal inversão vai suceder. Não posso falar de quem pode sair, mas sei que os vai substituir."

NOS. "Estamos felizes com o contrato que temos mas se tivermos de percorrer o caminho da clarificação de algumas das coisas combinadas vamos percorrê-lo".

Proença e centralização dos direitos televisivos. "Apoiávamos Luís Duque. Foi a primeira vez que houve unanimidade à volta de um candidato e pela primeira vez foi escolhido alguém que ninguém sabia. Depois de Proença ser eleito nós não fazemos mais nada do que apoiar. Estes contratos chorudos foram obra de alguém que um dia se lembrou se estariam interessados nos direitos do Benfica fez com que aqueles que ofereciam o patrocínio das camisolas por dois milhões de euros tenham ficado ricos. Benfica não se opõe à centralização mas não pode ficar prejudicado. Precisamos de todos para competir. Temos contrato 10 anos, outros de 12."

Garay e guerra com Real Madrid. "Ninguém entendeu essa queixa. Garay nunca quis renovar. Ele avisou-nos que se não o vendessemos antes do Mundial em janeiro assinava livre e não ganhávamos nada. Bayern não oferecia nada, isso é conversa. Há algum clube que pague 15 milhões por um jogador que fica livre daí a um ano. Este caso é limpo como a neve. Garay queria regressar ao Benfica agora, falámos muitas vezes. Por esse dinheiro também o queríamos, mas eles pediam 20 ou 25. Porque tinha três anos de contrato."

Queixas sobre arbitragem recentes. "Benfica tem valorizado a arbitragem. Sabemos que lhes damos condições para fazer um trabalho sério. Nos últimos três anos falei duas vezes da arbitragem. Curiosamente... sobre o mesmo árbitro. E foi isso que questionei em privado. Não ligo aos elogios dos outros. É o mesmo em relação ao Vítor Pereira. Nos 10 anos em que ele esteve no Conselho nós ganhámos quatro campeonatos e o FC Porto os outros. Só passou a ser mau quando o Benfica começou a ganhar."

Segredo do título. "Grande segredo foi a equipa puxar pelos adeptos. Fiquei triste com a maneira como depois de ganharmos em Alvalade criticaram a equipa do Benfica. Um ano antes tinha estado em Alvalade, fizemos um remate, levámos um banho de futebol e marcámos no único remate que alguém disse que foi uma jogada estudada."

Estrutura. "Não há ninguém que ganhe sozinho. Quando Jesus saiu toda a gente achou que o Benfica tinha acabado e isso não aconteceu."

Liga dos Campeões. "A partir dos oitavos-de-final e quartos-de-final tudo pode acontecer. Com o Bayern achavam que íamos ser goleados. O único que teve bom senso de ter humildade foi o Guardiola, que nunca teve esse excesso de confiança"

Rúben Amorim. "Vai ser emprestado para fora. Ele foi pai recentemente e sei os motivos que ele tem para ir para o estrangeiro. Posso garantir que não vamos cobrar nada. Vamos respeitá-lo. Ele é que quis sair."

Markovic. "É profissional e não me surpreendeu. No futebol nada me surpreende. Todos nós temos um carinho especial por um ou outro atleta, mas temos de perceber que ele são profissionais, pais, têm família e filhos. A carreira é limitada. Há poucos jogadores estrangeiros que só joguem num clube de um país. Markovic só cá esteve um ano. Não têm identidade nenhuma de Benfica. Foi feliz com Jesus, quis voltar e ninguém pode levar a mal. Têm de ganhar dinheiro. Renato é benfiquista louco, mas como é que Renato pode ficar no Benfica com aquela proposta?"

Talisca. "Poderia ter saído, mas não o conseguimos inscrever em Inglaterra. Ele queria ir-se embora e ganhar mais dinheiro. É legítimo."

Renato. "Já sou criticado por tê-lo vendido por 35 milhões, com dinheiro à vista. Não há nenhum jogador que possa valer isto."

Gaitán. "Gaitán queria experimentar outros mercados e no ano passado rejeitou uma proposta milionário para um mercado emergente. Ele queria jogar em Inglaterra e Espanha e fizemos-lhe a vontade, ganhando muito menos."

Rafa. "Quando ele diz que só quer o Benfica não o podíamos deixar escapar. Se custasse 20 comprávamos na mesma."

Cancelo e Bernardo. "Impossível resgatá-los. Cancelo vai ser top mundial. Bernardo basta olhar para o jogo da seleção que ele fez."

Taraabt. "Taraabt é culpa minha e do Rui Costa. Mas é bom jogador. Quem não decide é que sabe tudo na vida. Eu não percebo nada de futebol, mas tenho um gajo ao meu lado que percebe muito, que é o Rui Costa. Vimos e revimos jogos dele. Mas há coisas que lhe falham. Chegou com seis quilos a mais mas hoje está dentro do peso. Depois da entrevista que deu, não vestirá a camisola do Benfica de certeza. Mas vamos ter a habilidade suficiente para o emprestar."

Números '8' suficientes? "Achamos que os '8' que temos chegam para o nosso plantel. O treinador que tenho é humilde e sabe conversar. Temos André Horta, que é da formação, benfiquista cem por cento. É titular neste momento. O outro é o Danilo, que faz de '8'."

Plano desportivo e financeiro. "Quem está atento ao Benfica sabe que o plano financeiro está em marcha. Sou do tempo em que quando quisemos lançar os primeiros jogadores a comunicação social foi toda acusar-nos que com meninos não se ganhava campeonatos."

André Gomes, Cancelo, Bernardo. "Há um período de tempo no Benfica em que nada podia ser planeado, mas hoje há um treinador com o qual posso planear a três ou quatro anos. Acabámos por fazer um ótimo negócio. Se juntarmos isso aos 60 milhões do Renato (que são 60 e não 35, por 25 são fáceis de fazer). Anda na moda discutir quem é que vende mais ou menos."

Carrillo. "Aparece por numa transação que íamos fazer propunham-nos o Carrillo como empréstimo, essa foi a exceção. Todos os outros são muito jogos. Zivkovic chegou, não vai à Champions, mas esquecem-se que esteve parado seis meses e só fez um jogo connosco. Mas no próximo ano vai ser uma muito mais-valia desportiva para nós. Tenho a certeza. Não vamos andar nunca sufocados à procura de jogadores."

Falta de jogadores novos da formação. "Em qualquer das posições excepto no ponta-de-lança e na posição 8, temos pelo menos dois jovens da formação para cada lugar. A equipa B do Benfica tem uma média de idades de 19.3. É a mais jovem do futebol profissional. Há pelo menos 11 jogadores que são seniores de primeiro ano. Há ainda três juniores, dois deles de primeiro ano: o João Filipe e o José Gomes."

Esclarecimentos sobre Luisão. "Tenho relação com Luisão como não tenho com outro. É um amigo meu. Muitas vezes o convenci a não sair. O que há é um homem com 35 anos que quer prolongar a sua carreira. Se um dia aparecer algo será ao encontro à vontade do Luisão e nunca contra. Nunca iria fazer. Luisão está forte e é feliz. É o capitão jogue ou não jogue. Nunca o Benfica quis correr com Luisão. Ainda ontem falei com ele e ele disse que está feliz e forte. A comunicação social é que diz que ele acabou, mas ele vai provar a toda a gente que não. Se o Luisão quiser vir cá ser entrevistado, pode vir... "

- Vieira responde agora a questões de três benfiquistas: Diamantino Miranda, Pedro Ribeiro e Domingos Amaral.

Estrutura de topo. "Benfica é uma família. Não há outra maneira e seria difícil estar tanto tempo no Benfica não sendo assim. Os jogadores sabem o compromisso que tenho com o clube. Benfica tem uma estrutura que está a nível do top top mundial e é reconhecida por grandes clubes como é o caso do Bayern. Não há um passo que dê sem ser o Benfica a dar primeiro. Depois é fácil copiar. Benfica é o clube da lusofonia".

Jornais e programas. "Não leio jornais, não vejo programas. Para quem pensa no Benfica como eu penso não pode estar a ser influenciado. Tenho uma estrutura muito competente e isso é o que conta. Sporting e FC Porto não me preocupam nada."

Eleições. "Maior gozo que vou ter é provar que se consegue fazer um Benfica 'made in Benfica'. Neste momento temos 56 miúdos a residir, temos toda a gente dentro do Seixal e queremos aumentar a capacidade. Aqueles que me conhecem sabem que a minha menina dos olhos será o Seixal. Projeto principal. Já estamos na China, vamos ter uma parceria com um parceiro forte. Na rede digital queremos estar mais próximos também".

Jiménez caro? "Preferimos arriscar, porque se o Benfica foi campeão também se deve aos golos dele. Estou convencido que ele vai justificar o investimento e será um dos avançados mais temíveis da Europa. Acho que ele vai ser a venda mais cara da história do futebol português de sempre. É o meu 'feeling'."

Rafa. "O que se passou com o Rafa é absurdo. Sporting, FC Porto e Benfica estiveram interessados e quem decidiu foi ele. Já aconteceu ao contrário e eu perdi jogadores para o FC Porto. Admiro o caráter dele e a força com que quis o Benfica. Se calhar o Benfica não foi aquele que lhe ofereceu mais dinheiro, mas em termos desportivos joga em três posições, é jovem é português e tem tudo para se afirmar."

Jorge Mendes. "Hoje é um parceiro nosso. Não temos problema nenhum. A relação que tenho com ele é completamente aberta. Nós dizemos o que queremos cobrar e ele cobra uma percentagem que pode chegar a 10 por cento. Temos mentalidade empresarial e não temos problema algum em dizer o que se passar. No Benfica queremos verdade. Temos havido muita demagogia nas últimas semanas."

Luisão. "É o meu companheiro de percurso. Benfica conta com Luisão, ele está forte e feliz no Benfica. Ele acaba contrato, mas quem me conhece sabe que haverá um momento certo para falar com ele. Jorge Jesus sobre o assunto nem conta para mim. Recordamo-nos bem a relação que o Jesus tinha com os jogadores. O empresário do Luisão há pouco tempo queria levá-lo para o Cruzeiro."

Equilíbrio. "Sabemos onde é que falta crescer mais e por isso fomos ao mercado. Sabemos que alguns jogadores poderão sair, mas temos a certeza que com o que temos teremos sempre um plantel bastante sólido."

Jorge Jesus. "Jesus é uma página do passado do Benfica. Foi um homem que trabalhou comigo durante seis anos. Não tenho nada a apontar-lhe, tirando o dia em que saiu por opção dele. É um excelente profissional, bom treinador, mas hoje o meu treinador chama-se Rui Vitória e o campeão é ele. Já não me interessa falar dele, é passado, está na história. Ganhou três títulos, também perdeu outros quando achavam que era impossível perder. Ninguém o queria quando alguém o agarrou. Ninguém lhe tira os méritos, mas para o projeto que o Benfica tem... toda a gente que conhece o Jorge sabe que a maneira que ele tem de trabalhar não serve os interesses do Benfica."

Seixal. "Em 10 anos vejam o que já produzimos de jogadores. Vamos ter 100 por cento de jogadores feitos no Seixal. Com planeamento a longo prazo não tenho dúvidas que vamos lá chegar. Uma grande parte das seleções jovens são formados no Benfica. Não há hipótese de comparar o Benfica atual com o de há 15 anos."

Afirmação na Europa. "Queríamos três títulos, uma final europeia e 50 títulos nas modalidades. Alcançámos. Temos de continuar a sonhar com uma final europeia. No ano passado fizemos tremer o Bayern Munique. Eles tremeram connosco. Cada vez mais temos de pensar assim. Internamente queremos sempre ganhar e na Europa temos de lá estar. Há um dia que o sucesso vai chegar."

Objetivo é fazer história. "Grande objetivo é grande afirmação na Europa e o tetra. O Benfica tem de fazer história. Nunca fez um tetra e tem essa possibilidade. Temos de estar juntos. Isto não é como começa, é como acaba. Sabemos como foi no ano passado, em que passámos para a frente na altura certa. Essa identidade faz com que cada vez mais seja natural o Benfica ganhar. Estamos mais fortes do que há um ano."

Mudança de paradigma com novo treinador. "Rui Vitória é um grande treinador e um grande gestor, identificado com o Benfica e com todo o projeto, desde os iniciados, aos juvenis, ele conhece todos os jogadores do Benfica. Temos cerca de 250 atletas diariamente no Seixal. Neste momento posso garantir que temos bons jogadores para todas as posições."

Mercado: "Benfica está mais forte. Preparámos a época desde princípios de novembro, principalmente nas posições que entendíamos importante. Fomos à procura de jogadores que entendíamos possíveis e queríamos, pela sua juventude. Benfica está mais novo e cada ano que passa vai ficar mais novo. Benfica vai manter uma estrutura de muita experiência, mas abrir o leque a mais juventude. O investimento que fizemos este ano vai fazer com que nos próximos três ou quatro anos pouco ou nada tenhamos de investir. Só num caso especial iremos ao mercado. Dentro do Seixal estamos bem em todas as posições."




>>>>>>>>>O<<<<<<<<<



Compra aqui o teu bilhete para o  BENFICA - BRAGA






>>>>>>>>>O<<<<<<<<<





BENFICA É O PRINCIPAL BENEFICIADO NA VENDA DE MIKA



Encarnados detém 50% dos direitos desportivos

Os detalhes da transferência de Mika para o Sunderland são confidenciais mas o Boavista vai conseguir uma mais-valia que não lograria no final da época em curso pois Mika estava em final de contrato.

O Benfica detém 50 por cento dos direitos desportivos do guarda-redes e será o principal beneficiado da transferência. O encaixe dos axadrezados não será, por isso, extraordinário mas tem de ser tido em conta, dadas as circunstâncias.


Entretanto, o clube do Bessa já está em campo no sentido de conseguir mais um guarda-redes para o seu plantel. Não um guarda-redes qualquer mas alguém que seja capaz de entrar directo para a baliza. O nome do iraniano Haghighi tem sido o mais citado mas há outros em cima da mesa, num momento em que Carlos, antigo guarda-redes do Boavista, está também prestes a terminar contrato.




>>>>>>>>>O<<<<<<<<<




REGRESSAR A GANHAR



Após um interregno do Campeonato, devido aos jogos das seleções, o Benfica retoma esta sexta-feira, pelas 20h30, a defesa do título com uma deslocação a Arouca. Rui Vitória antevê o encontro da 4.ª jornada da Liga NOS esta quinta-feira, às 16h30, no Estádio da Luz. Antes, às 10h00, há treino à porta fechada no Caixa Futebol Campus.

Entre as expectativas dos adeptos está a possibilidade de poder ver em ação alguns dos reforços que ainda não jogaram qualquer minuto oficial de águia ao peito. Danilo, Zivkovic ou Rafa poderão ser novidades nas escolhas da equipa orientada por Rui Vitória. Após ter somado sete pontos nas primeiras três jornadas, fruto de duas vitórias e um empate, o objetivo passa por vencer neste regresso do Campeonato Nacional.

Após uma vitória, na Madeira, frente ao Nacional (1-3), na 3.ª jornada, num jogo que marcou a estreia de Jonas na Liga NOS esta época e o primeiro golo de Carrillo de encarnado, o Sport Lisboa e Benfica quer somar nova vitória forasteira e iniciar com o pé direito um mês de elevada exigência.

Os dois pontos de desvantagem para o 1.º classificado diminuíram a margem de erro. O fecho do mercado, que permitiu uma definição do plantel às ordens de Rui Vitória, poderá ser um fator de estabilidade importante nesta fase. Após a paragem de 15 dias das provas oficiais, o Clube terá pela frente, no mês de setembro, encontros de grande responsabilidade. Para o Campeonato Nacional são três os adversários, com dois jogos fora (Arouca e Chaves) e um em casa (SC Braga). Na Liga dos Campeões serão disputadas duas importantes partidas, frente ao Besiktas, na Luz, e ao Nápoles, em Itália.

Pontos a ter em conta

A viagem até Arouca acarreta naturais perigos se considerarmos que o adversário terminou 2015/16 num brilhante 5.º lugar. Na memória dos adeptos estará certamente a derrota na época passada, por 1-0. O técnico Lito Vidigal procura repetir o êxito, mas apontou como fasquia terminar na primeira metade da tabela. Apesar de ter perdido jogadores influentes como o lateral Lucas Lima, o médio David Simão ou o extremo Ivo Rodrigues, a formação da AF de Aveiro conseguiu montar um plantel de qualidade.

O Arouca tem como grande arma saber adaptar-se a cada adversário, como foi visível no jogo, na Grécia, frente ao Olympiakos, onde só perdeu após prolongamento, por 2-1, em partida da 2.ª mão do play-off da Liga Europa. O campeão helénico teve que suar para bater a equipa portuguesa que esteve a grande nível.

Os reforços André Santos, Rafael Crivellaro, que se juntam a Nuno Coelho, Adilson, Nuno Valente e Artur, oferecem ao plantel às ordens de Lito Vidigal mais e melhores soluções na zona nevrálgica do terreno: o meio-campo. Uma das dificuldades que Jonas, Raúl Jiménez e companhia terão pela frente será conseguir superar um conjunto com um forte processo defensivo. Rafael Bracali (guarda-redes), Jubal (defesa-central) e Nuno Coelho (médio) são as pedras basilares de uma equipa que procura rápido explorar o contra-ataque. Nesse aspeto, Mateus nos flancos é quem pode fazer a diferença. Mas existem outros nomes a ter em conta como Zequinha, Walter González ou o internacional equatoriano Marlon de Jesús. Há ainda o reforço de última hora para o ataque: Kuca.

À 3.ª jornada da Liga NOS o Arouca ocupa a 9.ª posição, com três pontos, uma vitória e duas derrotas, com dois golos marcados e quatro sofridos. Um começo de Campeonato algo irregular que se pode justificar com a presença nos jogos de acesso à fase de grupos da Liga Europa.



>>>>>>>>>O<<<<<<<<<



FORMAÇÃO



INICIADOS A VENCEM EM ACERTO DO CALENDÁRIO



SL Benfica - GS Loures, 5-0

A equipa de Iniciados A do SL Benfica venceu, esta quarta-feira, o GS Loures por 5-0 na 1.ª jornada do Campeonato Nacional da categoria.

No jogo de acerto de calendário, ao intervalo, as águias já venciam por 3-0 com golos de Felipe Cruz, Rafael Brito e Pedro Pereira.

O SL Benfica alinhou de início com: Samuel Soares, Filipe Cruz, Gabriel Araújo, Tomás Araújo, Rafael Brito, Pedro Pereira, Diogo Nascimento, Famana Quizera, Fábio Silva, Paulo Bernardo e Henrique Pereira.


Na 3.ª jornada, o SL Benfica defronta o Sp. Lourel, no dia 11 de Setembro.



>>>>>>>>>O<<<<<<<<<


Recordando as Quartas feiras europeias



BENFICA 3 - CELTIC 0
26.11.1969
2ª MÃO DOS OITAVOS DE FINAL DA TAÇA DOS CAMPEÕES EUROPEUS






1ª MÃO

CELTIC 3 - BENFICA 0



>>>>>>>>>O<<<<<<<<<



Sem comentários:

Enviar um comentário