terça-feira, 24 de maio de 2016

ÉPOCAS DE 1904 A 1906

FUNDAÇÃO DO SPORT LISBOA 28/02/1904


Cosme Damião


Uma das associações que juntou grande número de fãs do futebol foi o Real Casa Pia.

Este organizou e participou em vários jogos de futebol com equipas das redondezas, sobretudo de Cascais e Carcavelos e ajudou a difundir o futebol. Passou a ser comum encontrar pessoas, sobretudo jovens a jogar futebol nas ruas, sobretudo na zona de Belém de onde o Real Casa Pia estava situado.

Sport Lisboa - época 1904/1905


Foi a partir de um grupo de ex-alunos da Casa Pia que surgiu a ideia de criar um clube e futebol, o Grupo Sport Lisboa que mais tarde viria a alterar o seu nome para Sport Lisboa e Benfica. A acta de criação do clube remonta a 28 de Fevereiro de 1904 e a respectiva reunião decorreu na Farmácia Franco que nos primeiros tempos foi também sede improvisada do clube. Nesta reunião estavam presentes 24 sócios; 

Farmácia Franco na Rua de Belém

Entre estes, encontrava-se Cosme Damião, na altura com 18 anos. Cosme Damião foi durante muito anos um jogador muito importante na equipa do Benfica, sendo a partir de certa altura igualmente capitão de equipa. Foi contudo a nível directivo que Damião mais se destacou. Embora nunca tivesse sido presidente, foi sempre uma pessoa extremamente activa dentro do clube e sempre presente nos momentos mais difíceis que o Benfica atravessou.

Fundadores

Fundadores do Sport Lisboa - Escrito pela mão 
de Cosme Damião, o qual não se incluiu na lista.


Segundo a ordem que consta da acta da reunião, os sócios fundadores do Benfica foram os seguintes:

Abílio Meireles, Amadeu Rocha, António Rosa Rodrigues; António Severino; Cândido Rosa Rodrigues; Carlos França; Daniel Brito; Eduardo Corga; Franciso Calisto; Francisco Reis; João Inácio Gomes; João Goulão; Joaquim Almeida; Joaquim Ribeiro; Jorge Augusto de Sousa; Jorge da Costa Afra; José Linhares; José Rosa Rodrigues; Manuel Gourlade; Manuel França; Raul Empís; Henrique Teixeira; Vigílio Cunha; Cosme Damião.

  
José Rosa Rodrigues 1º Presidente


De imediato se criou uma comissão administrativa constituída por, José Rosa Rodrigues - Presidente;  Daniel Santos Brito - Secretário; Manuel Gourlade - Tesoureiro. 

Esta foi a primeira direcção do Benfica.


Uma das primeiras questões a definir eram os símbolos do clube: equipamento, emblema e divisa. Ficou decidido que o clube alinharia de vermelho e branco “por serem estas [as cores] que melhor se fixariam na retina dos jogadores, nos ardores da luta”, segundo sugestão de Cruz Viegas.

 Equipamento de Cosme Damião

Inicialmente as camisas do equipamento do Benfica eram aos quadrados vermelhos e brancos, contudo em 1905 passaram a ser unicamente encarnadas. O símbolo foi construído com base na imagem de uma bola de futebol, pois foi este o propósito da criação do clube; e de uma águia, simbolizando a elevação da dimensão do clube.

Emblema do Grupo Sport Lisboa

Como divisa foi escolhida a frase em latim “E pluribus unum”, a qual tem sido traduzida como “Um por todos e todos por um”.

Nesta altura o clube jogava nas Terras do Desembargador e em terrenos livres da CP (Caminhos-de-Ferro de Portugal), ambos junto a Belém, onde é hoje a Praça do Império. Era preciso colmatar algumas necessidades básicas, como a compra de equipamentos, redes para as balizas e outros bens essenciais. Para tal o clube criou uma quota mensal no
valor de 100 Reis. Contudo, tais valores não eram suficientes para acudir às despesas e em muitos casos foi o próprio Tesoureiro, Manuel Gourlade, que resolveu diversos problemas do clube, pondo parte do dinheiro em falta do seu bolso com certo prejudico da sua vida pessoal.

Campo das Terras do Desembargador


A estreia do clube, ainda que num simples jogo de treino deu-se a 1 de Janeiro de 1905, o qual foi disputado nas Salésias, em Belém contra o Campo de Ourique e o terminou com uma vitória do Sport Lisboa por 1 – 0. Este acontecimento foi referenciado por diversos meios de comunicação social da altura o que é um indicador do crescente interesse da população pelo futebol.

A primeira competição em que a recém nascida equipa participou foi o Torneio “Viúva Alexandre Sena” e teve lugar em 1906.

Esta foi organizada pela revista “Tiro e Sport” e teve a Participação do Sport Lisboa, do Lisbon Cricket, do Internacional e do Cruz Negra. Este torneio acabou por ser vencido pelo Lisbon Cricket.

OS PRIMEIROS RESULTADOS


Sem comentários:

Enviar um comentário