sexta-feira, 15 de julho de 2016

GRANDES NOMES


EUGÉNIO SALVADOR




EUGÉNIO SALVADOR Marques da Silva. Actor, Bailarino, Dramaturgo e Encenador português. Nasceu em Lisboa, a 31-03-1908, e faleceu a 01-11-1992. Era filho de Luís Salvador Marques da Silva e de Eugénia Maria Dias. Foi futebolista do Sport Lisboa e Benfica, tendo alinhado nas camadas jovens e nas reservas do clube.



Optou depois por seguir a carreira de Actor, tendo completado o Curso do Conservatório. Em 1928, terminou o Curso de Arte de Representar do Conservatório Nacional de Lisboa. Estreou-se na peça O Grão de Bico, no Teatro Maria Vitória. Além de ter actuado em quase todos os teatros portugueses como encenador, director de cena, bailarino, ensaiador coreográfico e artista de variedades, fez, também, várias digressões no estrangeiro (Brasil, Moçambique, Angola) e outros países, integrado em diversas companhias.

Eugénio Salvador Trabalhou amiudamente em cinema, tendo-se estreado em Lisboa, Crónica Anedótica (1930), de Leitão de Barros, a que se seguiram prestações em Maria Papoila (1937), também de Leitão de Barros, Fado, História Duma Cantadeira (1948) e Sonhar É Fácil (1951), ambos de Perdigão Queiroga, Eram Duzentos Irmãos (1952), de Constantino Esteves e A Maluquinha de Arroios (1970), de Henrique Campos. Permaneceu activo no Teatro de Revista até 1988, ano em que se retirou definitivamente. As suas últimas aparições artísticas foram feitas no programa televisivo Herman Circus (1990) e no filme Aqui D’El-Rei (1992), de António Pedro Vasconcelos.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada (Freguesia da Charneca de Caparica), Amadora, Cascais (Freguesia da Parede), Lisboa (Freguesia de Carnide, Edital de 07-09-1993), Montijo, Seixal, Odivelas (Freguesia da Pontinha), Oeiras


Épocas  completas no Benfica: 6
Total de Jogos pelo Benfica: 43
Total  de Golos pelo Benfica: 18
Títulos pelo Benfica: 2

É de salientar, a titulo de curiosidade que foi ele quem marcou o primeiro golo no estádio das Amoreiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário