sexta-feira, 1 de julho de 2016

ÉPOCA DE 1988/89

PLANTEL




Silvino, Veloso, Vitor Paneira, Ricardo, Abel Campos, Mozer, Valdo, Magnusson, Vata, Pacheco, Fonseca, Diamantino, Lima Ademir, Elzo, Chalana, Samuel, Hernâni, Álvaro, Garrido, Miranda, Ricky, Shéu, Mariano, Abel Silva, Bento

TREINADOR


TONI



MELHOR MARCADOR

VATA - 18 GOLOS


RESULTADOS





PRESIDENTE

JOÃO SANTOS

Nascido em Lisboa em 3 de Dezembro de 1914, desde a juventude que começou a acompanhar o clube. Aos 19 anos era atleta da Associação Naval de Lisboa, onde praticava a disciplina de remo. Foi campeão nacional nas modalidades de "Out-Riggers" e "Skiff" em 1939. Prosseguiu a sua carreira amadora como treinador vindo posteriormente a fazer parte da Direcção da Secção de Remo da mesma Associação. Foi ainda seu presidente e tesoureiro.
Fez também parte da Direcção da Federação Portuguesa de Remo, tendo em 1987 e 1988 sido eleito para o cargo da presidência do Conselho Executivo da Associação Naval de Lisboa, de que foi o presidente da Mesa da Assembleia Geral. Subiu à presidência da Direcção do Sport Lisboa e Benfica em 3 de Abril de 1987. As suas gerências ficaram ligadas à Final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, que o Benfica disputou em 1988 na cidade de Estugarda, e ao projecto das novas urbanizações junto à cidade desportiva, da autoria do arquitecto Tomás Taveira que não teve consequência. No entanto, durante as mesmas não viria a deixar qualquer obra de relevo.
Acusado de falta de liderança, foi a partir do seu segundo mandato que a gestão do clube iniciou um percurso negativo, reflectindo-se mais tarde no período em que Jorge de Brito esteve à frente do SLB. Não se estranhou por isso que uma proposta para que lhe fosse atribuída a "Águia de Ouro" não tivesse sido aprovada em Assembleia Geral, caso único da História do Clube.

CRÓNICA DA ÉPOCA

No último campeonato com 20 equipas foi a vez do Benfica caminhar facilmente para o título, perdendo pelo caminho apenas dois jogos: no Bessa e em Penafiel.

O campeonato começou com o Belenenses a surpreender tudo e todos a chegar à liderança isolado à 3ª jornada só com vitórias. Apenas à 6ª jornada e após uma derrota em Faro, os azuis cederam o primeiro lugar para os leões, que a cederam na seguinte para o Benfica.  Os encarnados nunca mais largaram a liderança e foram paulatinamente cavando o fosso para portistas e sportinguistas que terminaram a prova respectivamente a 7 e 18 pontos de atraso para o líder .

Se os leões desiludiram, os axadrezados surpreenderam. O Boavista que além de vencer os campeões no Bessa ainda foi empatar à luz. Em casa venceu os leões por 2x0 e esmagou os vizinhos do FC Porto por 4x1, não é de estranhar o brilhante 3º lugar conquistado no final do campeonato.

VIDEOS DA ÉPOCA

CAMPEONATO NACIONAL

BENFICA 0 - PORTO 0


GUIMARÃES 1 - BENFICA 2


BENFICA 2 - LEIXÕES 1


PORTIMONENSE 0 - BENFICA 1


ESPINHO 2 - BENFICA 2


BENFICA 0 - GUIMARÃES 0


PENAFIEL 1 - BENFICA 0


SPORTING 0 - BENFICA 2


ACADEMICO VISEU 0 - BENFICA 1


CHAVES 0 - BENFICA 2


BENFICA 1 - ESPINHO 0


BENFICA 1 - BRAGA 0


FARENSE 0 - BENFICA 2


NACIONAL 0 - BENFICA 1


ESTRELA DA AMADORA 1 - BENFICA 2


MARITIMO 1 - BENFICA 1


SETUBAL 2 - BENFICA 2


BEIRA-MAR 0 - BENFICA 1


BENFICA 2 - SPORTING 0


BENFICA 1 - BELENENSES 0


BOAVISTA 2 - BENFICA 1


BRAGA 0 - BENFICA 0



BENFICA 2 - MARITIMO 0


BENFICA 2 - BOAVISTA 2


PORTO 0 - BENFICA 0


BENFICA 3 - PORTIMONENSE 0


BENFICA 4 - FAFE 0


BENFICA 4 - ACD. VISEU 0


LEIXÕES 0 - BENFICA 2


BENFICA 0 - BEIRA MAR 0


BENFICA 2 - CHAVES 1


BENFICA 2 - SETUBAL 0 


BEIRA MAR 0 - BENFICA 1


BENFICA 1 - NACIONAL 0


BENFICA 3 - ESTRELA DA AMADORA 0




TAÇA DE PORTUGAL

BENFICA 11 - MARCO 0


BENFICA 3 - BRAGA 1


LUSO 0 - BENFICA 1





TAÇA UEFA

MONTPELLIER 0 - BENFICA 3


BENFICA 3 - MONTPELLIER 1


BENFICA 1 - LIEGE 1


LIEGE 2 - BENFICA 1






TORNEIO DE AMSTERDÃO

FLAMENGO 2 - BENFICA 0



Sem comentários:

Enviar um comentário