sexta-feira, 22 de julho de 2016

ÉPOCA DE 2003/04

PLANTEL



Miguel, Simão, Moreira, Ricardo Rocha, Tiago, Sokota, Petit, Zahovic, Nuno Gomes, Helder, Luisão, João Pereira, Geovvani, Fernando Aguiar, Fyssas, Armando Sá, Cristiano, Feher, Bruno Aguiar, Paulo Almeida, Manuel Fernandes, Amoreirinha, Yannick, Bossio, João Vilela, Dos Santos, Anderson, Quim, Alex, Eduardo Simões, Roger, Everton, Carlitos e Karadas

TREINADOR

CAMACHO


MELHOR MARCADOR


SIMÃO - 15 GOLOS

RESULTADOS



CRÓNICA DA ÉPOCA



A Liga Portuguesa de 2003/04, ou Superliga como era conhecida então, graças ao patrocínio, foi um passeio para o campeão FC Porto.

Mourinho apresentara na primeira época, uma equipa dominadora e vencedora. À «tripleta», o FC Porto juntou a Supertaça Cândido Oliveira e apontava baterias à Liga e à Champions.

Um empate na segunda jornada na Amadora, deixou o Sporting na frente, empatado com o Marítimo. Mas na terceira jornada, os leões foram goleados no último clássico disputado nas Antas (4x1) e o FC Porto era segundo atrás dos insulares. Entretanto, o Benfica já perdera pontos desde a primeira jornada no Bessa.

Na quinta jornada, um empate do Marítimo em casa com o Braga, deixou maritimistas e portistas empatados na frente. Na sexta jornada o Porto venceu em Guimarães e o Marítimo perdeu na Amadora. O Porto era primeiro, o Marítimo seguia em segundo com menos três pontos e o Sporting era terceiro a quatro. Boavista, Benfica e Belenenses seguiam logo atrás...

À 9.ª jornada o Porto já seguia com sete pontos de avanço sobre o trio Benfica, Marítimo e Sporting. Os adversários não pareciam ter andamento e o Porto podia começar a concentrar-se na Europa.

A vitória do Sporting na Luz (1x3) e o empate do Benfica em Leiria ao fim da primeira volta, deixaria o Sporting isolado em segundo, mas ainda a cinco pontos da liderança.

Na 20ª jornada, polémica em Alvalade no empate entre leões e dragões (1x1), enquanto o Benfica vencia a Académica e a classificação ficava ordenada do seguinte modo: FC Porto 52, Sporting 47, Benfica 43...

Chegados à 27ª jornada, o Sporting de Fernando Santos diz adeus ao título ao ser goleado em Vila do Conde (4x0), mas o pior estaria para chegar nas últimas quatro jornadas, quando os leões deixam escapar uma vantagem de seis pontos sobre o Benfica, perdendo com o rival em casa e perdendo o acesso à Champions, ultrapassados pelo Benfica do espanhol Camacho.

Indiferente a tudo isto, Mourinho liderava o Porto na conquista do título e depois na vitória na Champions, partindo de seguida para Londres, onde se tornaria no «Special One».


UMA NOITE DE TRISTEZA

Uma época marcada pelo regresso aos títulos. O Benfica vence a Taça de Portugal contra o Campeão Europeu e volta a levantar um troféu 8 anos depois. A tristeza também se abateu sobre o clube. A morte de Miklos Féher em pleno relvaldo, quando se disputavam os últimos segundos do jogo em Guimarães, despertou uma onda de solidariedade que uniu o país futebolístico e fez correr muitas lágrimas por todos os adeptos benfiquistas. Na nossa memória ficará para sempre o sorriso que trazia consigo antes de cair inanimado. Féher será o eterno nº 29 do Glorioso. Jamais algum jogador do Benfica voltará a usar esse numero nas costas.


O ULTIMO SORRISO




O NOVO ESTÁDIO


Construído mesmo ao lado da Antiga Luz, foi inaugurado a 25 de Outubro de 2003 num jogo contra o Nacional de Montevideu (2-1) com Nuno Gomes a marcar os golos para os encarnados. Tem capacidade para 65647 pessoas e está dotado das melhores infraestruturas que há no mundo (2 ecrãs gigantes, Tribuna presidencial, 156 camarotes, lugares para pessoas com deficiência motora, sala de comunicação social, museu, restaurante panorâmico, 55 bares, megastore, 1410 lugares de estacionamento, etc...) e foi, também, palco da final do Europeu de 2004. Espera-se que dê tantas ou mais alegrias que o seu antecessor.

1ª PARTE


2ª PARTE


3ª PARTE



VIDEOS


CAMPEONATO NACIONAL



BOAVISTA 0 - BENFICA 0


BENFICA 2 - GUIMARÃES 0


ACADEMICA 1 - BENFICA 3


BENFICA 3 - BELENENSES 3


PORTO 2 - BENFICA 0


BENFICA 1 - NACIONAL 0


MOREIRENSE 1 - BENFICA 4


BENFICA 2 - GIL VICENTE 1


MARITIMO 1 - BENFICA 1


BENFICA 1 - BEIRA MAR 2


ALVERCA 0 - BENFICA 3


BENFICA 2 - RIO AVE 0


P. FERREIRA 0 - BENFICA 3


BENFICA 2 - BRAGA 0


ESTRELA AMADORA 0 - BENFICA 3


BENFICA 1 - SPORTING 3


BENFICA 3 - BOAVISTA 2


GUIMARÃES 0 - BENFICA 1


BENFICA 2 - ACADÉMICA 0


BELENENSES 0 - BENFICA 2


BENFICA 1 - PORTO 1


NACIONAL 3 - BENFICA 2


BENFICA 1 - MOREIRENSE 1


GIL VICENTE 1 - BENFICA 2


BENFICA 1 - MARÍTIMO 0


BEIRA MAR 0 - BENFICA 1


BENFICA 2 - ALVERCA 0


RIO AVE 1 - BENFICA 1


BENFICA 2 - P. FERREIRA 1


BRAGA 1 - BENFICA 3


BENFICA 3 - ESTRELA DA AMADORA 1


SPORTING 0 - BENFICA 1


BENFICA 0 - U. LEIRIA 0







TAÇA DE PORTUGAL




BENFICA 2 - NACIONAL 1


BENFICA 3 - BELENENSES 1


BENFICA 2 - PORTO 1




LIGA DOS CAMPEÕES



LAZIO 3 - BENFICA 1


BENFICA 0 - LAZIO 1






TAÇA UEFA



LOUVIEROISE 1 - BENFICA 1


BENFICA 1 - ROSENBORG 0


ROSENBORG 2 - BENFICA 1


INTER 4 - BENFICA 3






JOGO PARTICULAR




BENFICA 2 - NACIONAL DE MONTEVIDEU 1




Sem comentários:

Enviar um comentário