quarta-feira, 13 de julho de 2016

ÉPOCA DE 1998/99

PLANTEL


Nuno Gomes, Ronaldo, Paulo Madeira, João Pinto, Poborsky, Calado, Tahar, Hugo Leal, Pembridje, Kandaurov, Preud'Homme, Thomas, Bruno Basto, Luis Carlos, Saunders, Pringle, Ovchinikov, Cadete, Scott Minto, Andrade, Sousa, Harkness, Brian Dean, Porfírio, Nandinho, Gary Charles, Pepa


TREINADOR






MELHOR MARCADOR



NUNO GOMES - 34 GOLOS



RESULTADOS




BILHETES




CRÓNICA DA ÉPOCA


A época de 1998/99 ficou na história do futebol português. Pela primeira vez um clube conquistava cinco campeonatos consecutivos, um feito sem paralelo na longa tradição futebolística nacional e que por poucas vezes aconteceu pela Europa e mundo fora.

Fernando Santos, que anteriormente orientara Estoril e Estrela da Amadora, foi o homem escolhido por Pinto da Costa para suceder a Oliveira e levar o dragão a bater o recorde de conquistar cinco campeonatos seguidos, superando o Sporting dos anos 50.

A Liga de 1998/99 não foi um passeio para os portistas. Se Benfica e Sporting eram à partida os grandes adversários dos portistas, rapidamente o Boavista de Jaime Pacheco se mostrou preparado para imiscuir na habitual luta a três.

Na sétima jornada, enquanto o Boavista vencia nas Antas, o Sporting empatava em casa com Beira-Mar, a liderança isolada ficava nas mãos do Benfica que empatava a dois com Alverca e Leiria, ambos com 16 pontos, mais um que o trio FC Porto, Sporting e Boavista. Curiosamente, leões e panteras foram as últimas equipas invictas da prova.

Um empate portista em Leiria na 8ª jornada, enquanto o Sporting vencia em Faro (com greve de árbitros à mistura) e o Boavista vergava o Benfica no Bessa, deixava Leões na frente, empatados com os axadrezados.

Na décima jornada os leões empataram em Guimarães e o Boavista isolou-se na frente, com mais dois pontos que Sporting, mais quatro que Porto e seis que Leiria e Benfica que perdiam gás....

Chegou então a décima segunda jornada e um electrizante Boavista x Sporting no Bessa. O empate a duas bolas seria aproveitado pelo FC Porto que afastava cada vez mais o Benfica da luta, com uma vitória por 3x1 nas Antas.

Uma derrota na Amadora na 13ª jornada atrasou os axadrezados, que foram ultrapassados pelo duo FC Porto-Sporting, então empatados na liderança com 29 pontos, mais um que Boavista e mais cinco que Benfica e Leiria.

Em Dezembro caiu o último invicto. Na Maia, casa emprestada do Salgueiros, o Sporting perdeu por 2x1 e viu o FC Porto isolar-se e o Boavista ultrapassa-lo. O Sporting de Mirko Jozic "padecia" da velha maldição natalícia. Com Dezembro a chegar, o Sporting perdia mais uma vez a "pedalada"...

A vitória portista na 16ª jornada  sobre o Sporting (3x2) afastou definitivamente o leão da luta pela liderança. Entretanto, o Benfica (que venceria em Alvalade 1x2) recuperava e aproximava-se da frente, aproveitando empates pontuais do duo Porto-Boavista.

O empate entre os dois clubes portuenses na 23ª jornada deixou o Benfica a um ponto da liderança, mas na jornada seguinte o Boavista desceu a Lisboa decidido a mostrar a sua força. A vitória por 0x3, a maior de sempre dos axadrezados no reduto encarnado fez história e abanou definitivamente a confiança benfiquista.

Até ao fim, a luta ficou a dois, com o Boavista a manter-se próximo dos portistas até perto do fim, quando o Boavista "tropeçou" com o Farense e o FC Porto festejou o penta sem precisar de jogar em Alvalade.

No Estádio leonino começou então a festa do Penta, com a imagem histórica dos jogadores portistas a festejarem num dos topos do estádio, junto aos adeptos, interrompendo o aquecimento, antes do clássico que empatariam a uma bola com os leões.

VIDEOS DA ÉPOCA

CAMPEONATO NACIONAL


PORTO 3 - BENFICA 1


FARENSE 1 - BENFICA 0


BENFICA 0 - BOAVISTA 3


SPORTING 1 - BENFICA 2


BENFICA 1 - PORTO 1





TAÇA DE PORTUGAL



BENFICA 4 - ACADÉMICA 1

video




LIGA DOS CAMPEÕES



BENFICA 6 - BEITAR 0



BEITAR 4 - BENFICA 2

video

KAISERSLAUTERN 1 - BENFICA 0


BENFICA 2 - PSV 1


HJK 2 - BENFICA 0


BENFICA 2 - HJK 2


BENFICA 2 - KAISERSLAUTERN 1


PSV 2 - BENFICA 2