domingo, 10 de julho de 2016

ÉPOCA DE 1996/97

PLANTEL


Preud'Homme, Valdo, João Pinto, Bermudez, Thaar, Calado, Jorge Soares, Iliev, Panduru, Pedro Henriques, Bruno Caires, Amaral, Donizete, Edgar, Jamir, Marinho, Pringle, Mauro Airez, Helder, Luis Gustavo, Valdir, Dimas, Hassam, Glenn Helder, El Hadrioui, Pauloão, Tiago, Akwa, Ronaldo, Lucio Wagner, Hugo Leal, Nélson Morais, Verissimo, Brassard

TREINADORES


MELHOR MARCADOR

JOÃO PINTO - 16 GOLOS

RESULTADOS



BILHETES




CRÓNICA DA ÉPOCA

A edição de 1996/97 da Liga Portuguesa foi mais um passeio do FC Porto para o título. António Oliveira, velha glória do FC Porto e Sporting, foi o eleito de Pinto da Costa para substituir Bobby Robson, que saíra para Barcelona. A missão era conquistar o tricampeonato, feito que fugia aos dragões desde o começo do Campeonato Nacional nos anos 30. O ex-selecionador nacional - que liderara Portugal no Euro 96 - não desiludiu e o FC Porto venceu.

Numa grande equipa, onde se destacava o faro goleador do brasileiro Mário Jardel, o Porto passeou classe ao longo dá época, terminando a Liga com 13 pontos de avanço sobre os leões e 27 sobre as águias.

O Benfica foi a grande desilusão da prova, ficando a quase três dezenas de pontos de atraso para o campeão, terminado na terceira posição, pressionado pelo Sp. Braga.

Os outros dois grandes destaques da época foram o Sp. Espinho e o Rio Ave. Os primeiros terminaram a primeira volta com 27 pontos num brilhante quarto lugar atrás dos três grandes, mas na segunda volta, fruto de uma só vitória e três empates, acabaram por cair para um inesperado 16.º lugar, atrás do Rio Ave, que no fim da primeira volta tinha sete pontos, a doze de distância da «linha de água» e a 20 do "inalcançável" Sporting de Espinho.

VIDEOS DA ÉPOCA


CAMPEONATO NACIONAL


RIO AVE 0 - BENFICA 1


BENFICA 1 - BELENENSES 2


BENFICA 1 - SPORTING 0


SPORTING 1 - BENFICA 0


BOAVISTA 1 - BENFICA 1


BELENENSES 1 - BENFICA 0


BENFICA 1 - PORTO 2


BENFICA 1 - BRAGA 1


BENFICA 5 - SETUBAL 1


UNIÃO LEIRIA 0 - BENFICA 2


BENFICA 2 - ESTRELA AMADORA 0


ESPINHO 0 - BENFICA 3


LEÇA 1 - BENFICA 5


SETÚBAL 0 - BENFICA 2


BENFICA 1 - UNIÃO DE LEIRIA 0


BENFICA 2 - ESPINHO 0


MARÍTIMO 2 - BENFICA 0




TAÇA DE PORTUGAL


BENFICA 3 - GUIMARÃES 2


BENFICA 5 - DRAGÕES SANDINENSES 1



BENFICA 2 - PORTO 0





SUPERTAÇA


BENFICA 0 - PORTO 5 (2ª MÃO)





LIGA DOS CAMPEÕES


BENFICA 5 - RUCH CHORZOW 1


RUCH CHORZOW 0 - BENFICA 0


BENFICA 1 - LOKOMOTIV 0


LOKOMOTIV 2 - BENFICA 3


BENFICA 0 - FIORENTINA 2


FIORENTINA 0 - BENFICA 1





Sem comentários:

Enviar um comentário