domingo, 12 de junho de 2016

ÉPOCA DE 1969/70

PLANTEL


Eusébio, Jaime Graça, Jacinto, Cruz, Simões, Nascimento, Coluna, Torres, Humberto Fernandes, José Henrique, Adolfo, Malta Da Silva, Raul Águas, Humberto Coelho, Toni, Praia, Zeca, Abel, Né-Né, Artur Jorge, Matine, Diamantino, Vitor Martins, Fonseca, Marques, Calado, Messias, Porfirio, Antoninho, Tomás

TREINADOR

OTTO GLÓRIA


MELHOR MARCADOR

EUSÉBIO - 25 GOLOS



RESULTADOS




CRÓNICA DA ÉPOCA

O Sporting conquistou o Campeonato Nacional da I Divisão de 1969/70 com todo o mérito, batendo a concorrência em toda a linha. Desde a primeira jornada, em que goleou o Braga em Alvalade por 4x0, até à última jornada, em que o leão venceu no Estádio do Mar o Leixões por 2x5, o Sporting passeou classe e mostrou-se sempre sólido e seguro.
Uma vitória em casa sobre o Benfica (1x0) e um empate na Luz, a que se juntou a dupla vitória sobre o FC Porto, ajudam a explicar os oito pontos de avanço para o segundo (Benfica).
Uma única derrota em Coimbra (3x0) foi a nódoa num percurso imaculado, em que salienta o empate cedido em casa contra o Varzim.

O grande destaque da prova, pela negativa, foi o FC Porto, que se arrastou ao longa da competição, terminando num impensável 9.º lugar, a 24 pontos da liderança e somente cinco pontos acima do Sp. Braga, o primeiro dos despromovidos. O outro seria o União de Tomar, último classificado com apenas 14 pontos.

PRESIDENTE

DR. BORGES COUTINHO

Sócio do clube desde 1959 e posteriormente "Vitalício", era um homem extremamente educado, tendo mesmo sido considerado por alguns como um verdadeiro "gentleman". De excelente trato social, representou como ninguém o clube junto das mais altas instâncias sociais, políticas e desportivas, em Portugal e no mundo. Proposto pelo sócio Francisco Mata, desempenhou em 1964 um cargo na Direcção dos Assuntos Administrativos e Instalações Sociais. Foi também administrador do jornal e vice-presidente da Comissão Central.
Em 12 de Abril de 1969 os sócios elegeram-no presidente da Direcção, o que voltou a acontecer em 3 de Julho de 1971, 31 de Março de 1973 e 24 de Junho de 1975. Em 1973-1974 pertenceu à Comissão da Sede, tal como em 1975-1976. A "Águia de Ouro" foi-lhe atribuída através de proposta aprovada na Assembleia Geral de 14 de Março de 1973, pelos relevantes serviços prestados ao clube.

VIDEOS


CUF 0  - BENFICA 2




SPORTING 1 - BENFICA 0 




TCE - CELTIC 3 - BENFICA 0 




BENFICA 3 CELTIC 0


DIVERSOS






Sem comentários:

Enviar um comentário