quinta-feira, 26 de maio de 2016

ÉPOCA DE 1907/08


Persónio, Cosme Damião, António Meireles, António Costa, Eduardo Corga, Luis Vieira, Mocho, Bragança, Bermudes, António Alves, França, Teixeira, Machado, Luis Gomes, Domingos Simões, Encarnação, Artur José Pereira e Alvaro Corga

TREINADOR

MANUEL GOURLADE

MELHOR MARCADOR

EDUARDO CORGA - 4 GOLOS

RESULTADOS


NOVO CAMPO

Campo da Feiteira inaugurado a 14.07.1907

Estacionado num bairro fronteiriço à igreja de Benfica, este foi o primeiro campo oficial da equipa. Inaugurado a 14 de Julho de 1907 com três festivais (em semanas sucessivas) com ciclismo, atletismo e futebol a abrilhantar. Quatro anos depois, o senhorio, que era um comendador brasileiro, pediu 800 mil réis por ano (4€), o que, na altura, era despesa incomportável para o Benfica. Resultado: um ano a jogar por aí. Deixou de Pertencer aos encarnados no dia 31 de Dezembro de 1911 e tinha capacidade para +- 8000 Pessoas.



UNIÃO COM O GRUPO SPORT BENFICA

Com o passar do tempo, o Benfica ia crescendo, tanto em simpatizantes, como em número de sócios. Por outro lado faltava-lhe sobretudo um campo seguro, onde pudesse jogar o seu futebol sem perturbações externas.
Entretanto a 26 de Julho de 1906 é fundado um outro clube em Lisboa – o Sport Clube de Benfica.
Em 1908 este é um pequeno clube recém formado, do qual também são sócios alguns dos fundadores do Sport Lisboa, entre os quais Cosme Damião. Este é um clube dedicado a algumas modalidades, especialmente ao ciclismo. Este tem um grupo de apoiantes bem mais pequeno que o Sport Lisboa, contudo tinha algo de muito valioso - um campo de futebol, ainda que arrendado, o campo da Feiteira.
Assim, em assembleia geral, o Sport Lisboa aprova a junção ente os dois clubes. Esta fusão foi protagonizada sobretudo por Cosme Damião e Felix Bermudes por parte do Sport Lisboa e por Luis Carlos Faria Leal e António Sobral, por parte do Sport Benfica. A partir desta data o clube passou a chamar-se Sport Lisboa e Benfica, tal como é conhecido nos dias de hoje. Apesar de esta ter sido uma data muito significativa na história do Benfica, é unânime dizer que o clube nasceu efectivamente em 1904; por um lado devido aos obstáculos que os então fundadores tiveram de ultrapassar para poder levar avante o sonho de ter um clube de futebol, como pelo facto de o Sport Benfica ser na altura um clube bem mais pequeno que o Sport Lisboa, sendo por vezes também designada esta união como a absorção do Sport Lisboa.
Além da mudança de nome, o Benfica alterou também o seu símbolo, sendo introduzida então uma roda de bicicleta neste, tal como se pode observar ainda hoje no emblema do Benfica.

Com esta absorção do Sport Benfica, o clube passou a ser também multidisciplinar, apostando em outros desportos. Cosme Damião teve um papel muito importante na promoção das modalidades e sempre procurou espalhar a influência do Benfica muito para Além de Lisboa.





Sem comentários:

Enviar um comentário