sexta-feira, 24 de junho de 2016

GRANDES NOMES

SAVIOLA


Javier Pedro Saviola Fernández, mais conhecido como Javier Saviola ou apenas Saviola (Buenos Aires, 11 de dezembro de 1981) é um futebolista argentino que atua como atacante. Atualmente está sem clube.

Saviola faz parte da lista FIFA 100, que listou os 125 melhores jogadores da história em 2004.


Carreira

River Plate

Destacou-se muito novo no River Plate, onde estreou no Apertura División Argentina com dezesseis anos. Jogador de baixa estatura (1,68 m), mas muito habilidoso e rápido, converteu-se rapidamente num dos principais atacantes argentinos. Com trinta anos ganhou o Campeonato Português e com dezenove o Espanhol.



No ano de 1998, se destacando ao lado de Maxi Rodríguez e D'Alessandro, foi a estrela do Campeonato Mundial sub-19 organizado pela FIFA. A Alemanha foi campeã, com um golo de Gomez na final. Saviola foi o artilheiro e considerado o melhor jogador do Mundial.

Barcelona

Depois do Mundial, já com dezenove anos, foi vendido ao FC Barcelona, que pagou por ele 35,9 milhões de euros. Apesar de jogar a um nível aceitável durante as três primeiras temporadas no Barça, no verão de 2004 quando obteve a nacionalidade espanhola foi cedido por uma temporada ao AS Monaco, pelo qual disputou a Liga francesa e a Liga dos Campeões da UEFA na temporada 2004-2005. Depois de jogar no Principado, foi emprestado ao Sevilha para a temporada 2005-2006, jogando a Liga espanhola de futebol, a Copa del Rey e conquistando a Taça UEFA de 2006.



No verão de 2006 voltou ao FC Barcelona, clube que possuía os seus direitos e, beneficiando das lesões dos seus companheiros de ataque, teve mais algumas oportunidades, onde apenas se destaca o Hat-trick marcado frente ao Deportivo Alavés na Taça do Rei.

Real Madrid

No fim da temporada 2006/2007, Saviola acabou indo para o rival do Barcelona, o Real Madrid, no qual foi campeão espanhol (2007/2008), mas foi sempre pouco utilizado. Mesmo assim, Saviola destaca-se, em ser dos poucos jogadores a jogar nos dois clubes rivais, Barcelona e Real Madrid, causando assim alguma discriminação entre os adeptos catalães e meregues.

Benfica

Na temporada de 2009/2010, Saviola acabou por assinar pelo Benfica, e assina um contrato com a duração de três anos, mais um de opção, por 5 Milhões euros (passando a ser o jogador mais bem pago de Portugal).[1] Saviola marcou o seu primeiro golo pelo Benfica numa cobrança de pênalti contra o Sion, após uma exibição positiva com bom entrosamento com Aimar e Óscar Cardozo. No 1º jogo (3º da pré temporada), em Portugal, no Torneio do Guadiana, Saviola marca 2 golos na sequência de 2 lances de bola parada, o que permite que o Benfica virasse o resultado negativo de 1-0 para 2-1, colocando assim o Benfica na final da competição. Com a vitória na final, com golos de Cardozo e Miguel Vítor, Saviola foi distinguido como o melhor jogador do torneio.



Pelas suas exibições, na pré-época do Benfica, Saviola recebeu muitos elogios, pois parece que Saviola e Cardozo já se conhecem há anos, tendo sido estes dois responsáveis pela maioria dos golos na pré-época do Benfica.



Quando a época oficial começou, em agosto, a dupla Saviola/Cardozo continuou a brilhar, demonstrando um nível exibicional bastante elevado (tal como a restante equipa), bem como uma veia goleadora que contribui para fazer do ataque benfiquista o mais eficaz das maiores ligas europeias e contribuiu para a eleição de melhor jogador do mês de Dezembro (de 2009) pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol. O seu melhor momento com a camisola encarnada o argentino no dia 20 de dezembro de 2009 aproveitou um passe do central David Luiz aparecendo nas costas dos defesas do FC Porto para fazer o 1-0 e assim dar a vitória às águias frente ao seu maior rival. (SJPF).[2] .Pelo Benfica disputou 122 jogos em todas as competições e marcou 39 golos dos quais 22 para a liga portuguesa.Passou uma das melhores etapas da sua carreira no Benfica onde se relançou e ganhou 1 campeonato e 3 Taças da Liga.


SAVIOLA NO BENFICA


Sem comentários:

Enviar um comentário