domingo, 8 de maio de 2016

ÉPOCA DE 1939/40

PLANTEL

Martins, Eloy, Rodrigues, Brito, Albino, Valadas, Francisco Ferreira, Gaspar, Batista, Lourenço, César Ferreira, Rogério, Espírito Santo, Teixeira, Amadeu, Duarte, Freire, Gastão, Olegário Vieira, J. Ferreira, Morais, Rogério II








TREINADOR

JANOS BIRI

MELHOR MARCADOR

RODRIGUES - 44 Golos

RESULTADOS


PRESIDENTE

Dr. Augusto da Fonseca

Médico da Marinha de Guerra, na época de 1914-1915 foi transferido da Associação Académica de Faro para a 1ª categoria de futebol do SLB.
Foi eleito vice-presidente da Direcção em 1934. Em 1937 e 1938 presidiu à Assembleia Geral, pertencendo também à Comissão de Iniciativa e Propaganda, ao Conselho Consultivo e Jurisdicional, à Comissão de Honra do Novo Parque de Jogos, à Assembleia dos Representantes e à Comissão de Concessão de Distinções Honoríficas.
Exerceu o cargo de presidente da Direcção de 29 de Julho de 1939 a 1944. Coube-lhe solucionar o problema do fim do Campo das Amoreiras. Em 1933-34 presidiu à Direcção da Associação de Futebol de Lisboa.

CURIOSIDADES

Em 1939/40, o Campeonato Nacional passa de oito para dez clubes, a título excepcional, pois o FC Porto fora apenas terceiro no Campeonato Regional e só os dois primeiros tinham acesso à competição, valendo então a votação das restantes associações regionais (nomeadamente a de Lisboa), que viabilizaram o alargamento, de forma a permitir a participação da equipa do FC Porto.


O FC Porto, detentor do título, ficou em terceiro lugar no "regional" e não podia assim defender o título, já que só os dois primeiros classificados tinham entrada no "Nacional". A Solução encontrada foi o alargamento da prova: de oito para dez clubes. Os Portistas entraram e ganharam com 11 pontos de avanço sobre o Benfica.

FOTOS

F.C.Porto 4 - Benfica 2

RESUMO DA ÉPOCA






Sem comentários:

Enviar um comentário