segunda-feira, 30 de maio de 2016

GRANDES NOMES

JOSÉ TORRES


José Augusto da Costa Séneca Torres nasceu a 8 de Setembro de 1938 em Torres Novas, tendo-se iniciado no futebol no clube da terra. Com o seu 1 metro e 91, Torres foi um dos avançados mais marcantes na história do futebol português.

Com 20 anos, chega ao Benfica para concorrer com outro histórico do futebol português, José Águas, mas na terceira época no clube já era líder dos goleadores do campeonato com 26 tentos. Formou um ataque demolidor, ao lado de Eusébio, numa equipa onde também brilhavam Coluna, Simões ou José Augusto.
Em 1971, transferiu-se para o Vit. Setúbal e quatro anos depois rumou ao Estoril Praia, onde ficou até 1980 tendo mesmo somado o cargo de treinador ao de jogador. Pôs um ponto final na carreira aos 42 anos com um currículo notável: 217 golos em 384 jogos.
Com treinador esteve ainda no Estrela da Amadora, Varzim e Boavista antes de se dedicar à sua maior paixão além do futebol: a columbofilia.
Ao serviço da Seleção Nacional, Torres fez14 golos em 34 jogos. Estreou-se a 23 de janeiro de 63. Esteve no apuramento e na 1ª fase final de um Mundial, disputada por Portugal, Inglaterra'1966, tendo alinhado nos seis jogos da fase final.
Faleceu vítima de doença prolongada, José Torres, a cinco dias de completar 72 anos. 
O Bom Gigante sofria de Alzheimer há vários anos e estava internado no Hospital dos Lusíadas, em Lisboa, há 15 dias.


A NOTICIA DA MORTE



DOCUMENTÁRIO "TORRES O BOM GIGANTE"



EXCERTOS DO DOCUMENTÁRIO